Há algum tempo tenho um problema com o notebook Lenovo IdeaPad 320 que não faz captura de áudio no microfone interno rodando linux.

Anteriormente utilizada Debian, depois fui para o Pop_OS! e agora resolvi utilizar o Ubuntu 20.04 LTS. Entretanto, o problema sempre ocorria. Como estamos neste período de pandemia do novo coronavírus e as reuniões online se intensificaram eu resolvi buscar um solução!

Vamos lá!

Primeiro, saiba que pode ser outro problema no seu caso, o meu era apenas configuração relacionado a entrada de aúdio. Então, esta solução pode não se aplicar a você!

Primeiro, vamos instalar um pacote para nos auxiliar na solução:

sudo apt install pavucontrol

Eles software ajuda na gestão dos dispositivos de áudio.

Agora, abra o aplicativo e vá até “Dispositivos de Entrada”. Depois localize seu microfone interno e na frente vai estar “clicado” um botão com um cadeado. Destrave para que o controle individual apareça!

Agora é só localizar o “Frontar Direito” e reduzir para 0 ou “silencioso”. Pronto!

Isso ocorre pois o sistema trava o controle para entrada igual e o microfone é mono! Feito isso você já irá ver a barra de volume do microfone funcionando!!!

Até a próxima!

2 Responses

  1. O meu inicialmente deu certo, mas a configuração não fica salva. Logo depois o microfone não funciona novamente. O que posso fazer? Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.